Blog /

  • Sem categoria

Qual o tamanho do mercado de sorvetes no Brasil e no Mundo?

Com dados de pesquisas recentes, conseguimos extrair uma visão e uma dimensão mais precisa do tamanho do mercado do sorvete no Brasil e no mundo. Estratificamos também a participação do sorvete soft e alguns números valem destaque!

Nós da Tecsoft acreditamos no poder de crescimento que o sorvete soft ainda tem dentro do mercado e no avanço de participação que ele conseguirá nos próximos anos.

O faturamento total do mercado do sorvete – gelado comestível que engloba sorvetes de massa, sorvetes soft, picolés e outros derivados – está com previsão de 14 bilhões de reais para este ano. O faturamento mundial é muito expressivo, chegando a casa dos 600 bilhões de reais. Isso dá ao Brasil uma participação de somente 2,33% do mercado global.

O consumo per capita no Brasil é em média de 4,5 litros de sorvete por ano. É muito menor, por exemplo, se comparado ao mercado americano onde o consumo por pessoa é de 20,8 litros de sorvete ao ano, o que mostra a força do mercado norte americano. Um forte fator de consumo para eles é o sorvete como sobremesa das refeições e logicamente com um valor de ticket médio mais alto para o produto.

O Brasil produz 1 Bilhão de litros de sorvete ao ano. Entre 70% e 80% desse volume é vendido em mercados, supermercados e hiper varejistas. O saldo fica em outros pontos de venda ou consumo direto em sorveterias e estabelecimentos. Ainda assim, o Brasil produz muito menos que os mercados da China com 4 bilhões de litros ao ano, e os Estados Unidos, com produção de 7 bilhões de litros de sorvete ao ano.

Apesar de números menos expressivos se comparados aos grandes mercados mundiais, o consumo nacional está aquecido com expectativa de crescimento acima dos 5% para o ano de 2024, sendo que a média mundial esperada é 3,97%.

O sorvete soft tem 11% da fatia do mercado brasileiro, ou seja, dentro de um composto de mercado nacional de 14 bilhões, o sorvete soft promete faturar 1,54 bilhões de reais em 2024. Bem trabalhado, o setor tem oportunidades e espaços para crescer ainda mais.

*******
Fontes:

Pesquisa “O sorvete quer falar” 2024 – realizado pela Fispal Food e Food Connection com apoio da Abrasorvetes e Agagel.

Relatório da indústria de sorvetes 2024 – Mordor Intelligence™ Industry Reports

Compartilhar

× Como posso te ajudar?